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terça-feira, 30 de setembro de 2014

Confira alternativas para pagamentos de contas diante da greve dos bancários

Os consumidores devem procurar um meio alternativo para pagar as dívidas, evitando a cobrança de juros e multas
A paralisação não possibilita o pagamento de contas com atraso, sem a cobrança de encargos (Foto: Agência Brasil)
A paralisação não possibilita o pagamento de contas com atraso, sem a cobrança de encargos (Foto: Agência Brasil)
Os bancários entraram em greve por tempo indeterminado nesta terça-feira (30). Diante da greve dos bancos,  os consumidores devem procurar um meio alternativo para pagar as dívidas, evitando a  cobrança de juros e multas. A paralisação não possibilita o pagamento de  contas com atraso, sem a cobrança de encargos.
Reivindicações
Entre as reivindicações dos bancários, estão reajuste salarial de 12,5%, piso salarial de R$ 2.979,25, 14º salário; participação nos lucros e resultados de três salários mais parcela adicional de R$ 6.247, vales alimentação e refeição, cesta alimentação, 13ª cesta e auxílio-creche/babá de R$ 724 ao mês.
Alternativas
Além dos caixas automáticos, é possível utilizar serviços pelos sites dos bancos, pelos correspondentes bancários (como as lotéricas e os correios) , rede 24 horas de caixas eletrônicos, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados. Os pagamentos também podem ser feitos por meio de cheque, cartão e Débito Direto Autorizado (DDA).
A orientação do Procon é que os consumidores procurem as empresas que emitiram as faturas para pedir outras opções de pagamento. O consumidor deve documentar o pedido feito às empresas, enviando um e-mail ou anotando um número de protocolo de atendimento telefônico. Esse comprovante pode evitar que ele tenha de arcar com multas e outros encargos por atraso no pagamento, caso a empresa não atenda o seu pedido. Se pagar os encargos indevidamente, a recomendação é que ele procure o Procon. Caso a empresa dê ao consumidor outra opção de pagamento e, mesmo assim, a fatura não seja quitada em dia, ele poderá ter de pagar multa e encargos.
 Caixas de agências
Os caixas das agências bancárias funcionam até as 22h. Os serviços são:
- Pagamento de contas (não vencidas); agendamento de pagamentos e DOC; pagamento de cartão de crédito.
– Saques / retirada de folha de cheque; depósitos em dinheiro ou cheque; consulta e retirada de saldo/extrato; transferências; saques de benefícios sociais (INSS, PIS/Abono Salarial, FGTS, etc).
- Bloqueio de cartão; empréstimo pessoal (CDC); resgate de investimento e solicitação de débito automático
Serviços na internet
Nos bancos pela internet, os serviços disponíveis são:
- Saldo, extrato, poupança, aplicações e transações agendadas.
- Débito Direto Autorizado (DDA), agendamento de pagamento de contas (água, luz, telefone e gás).
– Solicitação e desbloqueio de talão de cheques, solicitação, consulta e cancelamento de débito automático, empréstimos e outros.
Correspondentes bancários
Os correspondentes são lugares alternativos aos bancos, como supermercados, casas lotéricas e postos dos Correios. Os serviços disponíveis são:
 – Água; luz; telefone – com ou sem fatura; tributos municipais e estaduais; boletos de bancos; carnês; INSS / GPS; FGTS-GRF / GRRF / GRDE (com código de barras) e Contribuição sindical (em dinheiro).
 – Bolsa família; INSS; FGTS; Seguro desemprego; PIS; com cartão magnético
- Consulta de saldos e extratos de contas correntes e poupanças; declaração de imposto de renda; entrega de propostas de cartão de crédito, conta corrente, cheque especial e empréstimo por consignação para aposentados, pensionistas do INSS, empregados de empresas conveniadas e recarga de celular pré-pago.
Aplicativos
Nos bancos por aplicativo de smartphone, o cliente baixa o app no celular. O serviços variam. São eles:
- Consultar saldos, verificar extratos, contas de investimentos,compra e venda de ações e pagamento de títulos via Débito Direto Autorizado (DDA).
Serviço telefônico
Os bancos oferecem serviço telefônico pelo qual o cliente tira dúvidas sobre serviços e realiza transações financeiras. Os serviços são:
- Pagamento de boleto, de contas de água, luz, telefone e gás, e pagamento de imposto e taxas.
- Consulta de saldo, fatura do cartão de crédito.
Fonte:http://tribunadoceara.uol.com.br/
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