Visualizações de páginas da semana passada

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

São Paulo muito quente!


      São Paulo está muito quente na tarde de sexta-feira (10). Os registros de temperatura do aeroporto de Congonhas chegaram aos 34°C às 14h. Já é a maior desde 10 de fevereiro deste ano quando a temperatura chegou aos 34,7°C. O recorde oficial de maior temperatura de 2014 é de 07 de fevereiro quanto o Mirante de Santana registrou 36,4°C.
     E a semana termina com muito mais sol, calor e ar seco na Grande São Paulo. A presença do bloqueio atmosférico garante o tempo firme, com poucas nuvens no céu como pode ser visto pela imagem tirada na manhã desta sexta-feira (10) pelo meteorologista César Soares.
       A imagem do satélite meteorológico mostra a presença de uma massa de ar muito seca que impede a formação de nebulosidade. Os tons puxados para o verde mostram um ar um pouco mais úmido e os tons em marrom indicam a chegada de um ar mais seco.
A tarde de quinta-feira (09) foi marcada pelo ar seco, os índices de umidade relativa do ar chegaram aos 20% na estação convencional do Instituto Nacional de Meteorologia no Mirante de Santana (Zona Norte). A última vez que os valores de umidade chegaram a tais níveis foi em 3 de agosto, ou seja, igualamos novamente a tarde mais seca do ano.
Com o predomínio do ar seco, a qualidade do ar tende a cair. Diversas áreas da Região Metropolitana de São Paulo registra qualidade do ar moderada já pela manhã da sexta-feira (10).
Qualidade do ar às 9h segundo estações da CETESB
Mais ar seco para São Paulo no fim de semana
O fim de semana também será marcado pelo sol e pelo calor. Apesar do sábado (11) ter algumas nuvens no céu paulistano, não há previsão de chuva e o calor continua. A chegada de umidade melhora um pouco a qualidade do ar na Grande SP e no litoral sul. O ar seco volta a ganhar força, faz calor e a umidade volta a cair.
A chuva só deve voltar à capital na segunda-feira e em forma de rápidas pancadas entre a tarde e a noite. Não são esperados grandes volumes, mas a chuva pode vir com forte intensidade.
São Paulo esquenta mais
quinta-feira, 9 de outubro de 2014
Recorde de baixa umidade do ar
A tarde desta quinta-feira foi tão seca quanto a do dia 3 de agosto. O nível de umidade do  ar baixou para 20%, considerando a medição do nível de umidade do ar às 15 horas na estação meteorológica convencional do Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista, operada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).  Este é o atual recorde de baixa umidade do ar neste local.
Em algumas outras áreas da cidade o índice de umidade foi ainda mais baixo. No aeroporto de Congonhas a umidade baixou para 18%. No Campo de Marte, a umidade chegou a 17% entre 15h e 16h.
 Mais calor e secura

O ar polar e a chuva vão demorar para a chegar a São Paulo. Nesta quinta-feira, a temperatura chegou a 32°C em algumas áreas. O sol forte e calor predominam nesta sexta-feira e no fim de semana. O calor aumenta, mas não chega a bater novo recorde. O atual recorde de calor é de 36,4°C, em 7 de fevereiro. 
Há uma situação de bloqueio na atmosfera sobre o Brasil que vai dificultar a chegada das frentes frias ao interior do Estado de São Paulo. A chance  de chover sobre a Grande São Paulo é remota pelo menos até a próxima segunda-feira.
Fim de semana
O fim de semana promete sol e calor para os paulistas e com praia! O bloqueio afasta as frentes frias para alto-mar e o ar seco impede o crescimento de grandes nuvens.
Confira a previsão das ondas para o fim de semana, com o meteorologista César Soares

Ar mais poluído
Com o ar seco e parado, São Paulo fica sem nuvens, sem chuva e mais poluída.  Nesta quinta-feira, Cetesb registrou qualidade do ar ruim em três pontos de medição. 


Um forte sistema de alta e pressão garante o sol, calor e o ar extremamente seco sobre o Estado de São Paulo. Especialmente sobre o noroeste paulista, os índices de umidade relativa do ar caíram muito ao longo da tarde de quinta-feira (09). Na imagem do satélite meteorológico os tons marrons indicam o ar seco, já os tons em preto indicam um ar ainda mais seco com concentrações muito baixas de vapor d’água.
No interior paulista os índices de umidade relativa do ar chegaram aos 13% em São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e São José dos Campos. E, pela segunda vez do ano, a cidade de São Paulo registrou recorde de menor umidade relativa do ar. A tarde desta quinta-feira (09) foi tão seca quanto a do dia 03 de agosto, levando-se em conta apenas o dado da estação meteorológica convencional do Mirante de Santana (INMET). Nesta estação foi verificada a umidade relativa de apenas 20% por volta de 15h. Além da umidade baixa, o dia foi marcado por muito calor. A temperatura passou dos 30°C em muitas áreas do Estado, inclusive na capital.
Chuva demora a voltar
A primavera é marcada como uma estação do ano que possui características tanto da nossa estação mais seca (inverno) quanto da nossa estação mais úmida (verão). Neste período passamos por uma condição muito próxima do inverno, o ar segue bastante seco ao longo dos próximos dias. Somente na faixa leste que a presença de um sistema de baixa pressão atmosférica deve trazer um pouco de umidade no sábado (11). Na terça-feira (14) há previsão de algumas pancadas de chuva de forma bem localizada no nordeste e no Vale do Paraíba.
A chuva só deve trazer alguns volumes um pouco mais elevados, a partir do dia 20 do mês de outubro com a passagem de uma frente fria.

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

De olho no segundo turno das eleições presidenciais.

         A eleição presidencial será decidida em segundo turno entre os candidatos Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB). Com 90,39% das urnas apuradas, neste domingo (5), às 19h58, já está confirmado o segundo turno da disputa presidencial. A petista tem 40,89% dos votos contra 34,44% do tucano. Em terceiro lugar aparece Marina Silva (PSB) com 21,07% até o momento. 
         A quantidade de votos a ser apurada 9,66% das urnas não é mais suficiente para uma vitória de Dilma em primeiro turno. Para ser eleito em primeiro turno, um candidato precisa obter mais da metade dos votos. Com resultado, os eleitores terão que voltar às urnas no próximo dia 26 de outubro, das 8h às 17h, para decidir entre as duas concorrentes. A petista aparece na frente em 15 estados, Aécio lidera em dez e Marina em dois. 
      Entre as regiões do país, Dilma aparece na frente no Nordeste e no Norte. Aécio aparece dominando Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Entre os votos no exterior, Aécio também aparece na frente, em segundo está Marina e em terceiro Dilma. 
        Dilma disputa a reeleição amparada por uma ampla aliança política que compôs a coligação “Com a Força do Povo”, formada por PT, PMDB, PSD, PP, PR, PROS, PDT, PC do B e PRB. Já Aécio faz parte da coligação “Muda Brasil”, composta pelos partidos PSDB, PMN, SD, DEM, PEN, PTN, PTB, PTC e PT do B. Para o segundo turno, os candidatos devem buscar apoio de partidos que ficaram de fora da corrida presidencial.
          Atrás de Dilma, Aécio e Marina, aparecem Luciana Genro (Psol), com 1,59%;  Pastor Everaldo (PSC), 0,75%;  Eduardo Jorge (PV), 0,62%;  Levy Fidelix (PRTB), 0,44%; Zé Maria (PSTU), 0,09% e Eymael (PSDC), 0,06%, com 90,39% das urnas apuradas. 
        O início da propaganda eleitoral do segundo turno no rádio e na TV está previsto para sábado (11). A propaganda se estenderá até o dia 24. Desta vez, ambos os candidatos terão o mesmo tempo de exposição na televisão, 10 minutos cada. A data também é prazo final para debates com candidatos. Já o sábado (25) é o último dia para a propaganda política em comícios ou reuniões públicas, como carreatas.
Fonte: www.ebc.com.br  foto, aérea, fotos aéreas, imagens, drone, #engenharia, #thevoice