Visualizações de páginas da semana passada

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Médica norueguesa se cura do Ebola.

A médica norueguesa Silje Lehne Michalsen, que contraiu o vírus ebola durante uma missão em Serra Leoa, está curada, anunciou nesta segunda-feira (20) seu empregador, a filial norueguesa do Médicos Sem Fronteiras (MSF).
"Estamos muito contentes de nos inteirarmos de que nossa colega está curada'', declarou à AFP o porta-voz da MSF Noruega, Jonas Haagensen.
Pouco antes, o hospital universitário de Oslo indicou que a paciente iria sair de uma unidade especial de isolamento, onde se encontrava confinada desde sua sua repatriação de Serra Leoa, em 7 de outubro.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Qualidade da água vendida em garrafa plástica não é melhor do que a da torneira, diz professor da Unicamp.

Pesquisador comenta contaminação de mananciais brasileiros por substâncias que interferem na produção de hormônios em seres humanos; embalagens de plástico liberam ativos químicos com propriedades similares

Um estudo recente feito em mananciais pelo Instituto Nacional de Ciências e Tecnologias Analíticas Avançadas (INCTAA), da Unicamp, concluiu que a água no Brasil ainda precisa melhorar muito. A cafeína foi usada como indicador da presença de contaminantes, pois sua concentração permite determinar quanto de esgoto foi jogado nos mananciais. Responsável pela pesquisa, concluída em setembro, Wilson Jardim, doutor em Ciências Ambientais pela Universidade de Liverpool, na Inglaterra, e professor do Instituto de Química da Unicamp, acredita que a população tem que pressionar as concessionárias responsáveis pelo tratamento para obter água de melhor qualidade. Na entrevista a seguir, ele explica por que a água engarrafada não é a solução.



Você aconselha a beber água envasada?
Não. Pelo contrário. Os vendedores de água envasada dizem que “a água da torneira é muito ruim”. Na verdade, o produto deles não é recomendável. Fizemos estudos com água envasada e a quantidade de ftalato que uma pessoa absorve ao bebê-la é muito grande. O ftalato é uma classe de substâncias químicas agregadas a uma série de produtos comuns no consumo, como, por exemplo, as embalagens, o filme transparente e as garrafas descartáveis. Como aumentou muito o uso de embalagens, estamos mais expostos ao ftalato, que também tem propriedades de interferentes endócrinos. Ao beber água envasada, talvez você esteja trocando seis por meia dúzia. A pessoa pode se sentir mais segura ao fazer isso, mas esse sentimento não tem base científica. Dependendo do tempo em que foi engarrafada e do tempo de prateleira, essa água libera muito ftalato. Também pode ter Bisfenol A (BPA), dependendo da resina [do recipiente]. Quando você faz um estudo de ciclo de vida, de sustentabilidade, analisando conteúdo energético e produção de CO2, a água da torneira ganha de dez a zero da envasada, que tem que ser produzida e transportada. É uma indústria que goza de uma falsa reputação: são produtos altamente impactantes que têm a fama de serem benéficos. É um mito. Não há grandes vantagens por causa da embalagem, que vai ficar tóxica com o tempo. Quando compro água envasada, só compro em vidro, nunca em plástico. Vários estudos no estado de São Paulo, no Aquífero Guarani, mas também na China ou Espanha comprovam que as águas subterrâneas também têm compostos, em concentração bem menor do que a das águas superficiais.

As pessoas podem melhorar a água em casa com algum tratamento?
É uma pergunta recorrente. Pode-se colocar um filtro, mas isso exige uma manutenção rigorosa e constante, senão pode se tornar algo pior ainda. A melhor coisa que um indivíduo pode fazer é pressionar a concessionária da sua cidade para fornecer uma água melhor. É preciso exercer a cidadania.

 O que são os contaminantes emergentes e interferentes endócrinos?
Os contaminantes emergentes envolvem mais de mil substâncias novas a cada ano, e os interferentes endócrinos fazem parte desses compostos. Entre os contaminantes emergentes estão, por exemplo, nanomateriais, fragrâncias, antibióticos, agrotóxicos, protetores solares, remédios, drogas lícitas e ilícitas, hormônios sintéticos, pílulas anticoncepcionais e produtos de higiene pessoal. É um grupo muito grande de substâncias que, hoje, por uma série de razões – como pouco saneamento e alta densidade habitacional – virou motivo de grande preocupação. Nossa exposição a eles aumentou muito. Sabemos muito pouco sobre a toxicidade desses compostos e sobre o seu mecanismo de ação no corpo humano e nos organismos aquáticos. O sistema endócrino humano controla a reprodução sexual e o crescimento. Hoje temos cerca de 800 compostos que podem perturbar o nosso sistema, embora não tenham sido criados para esse fim. Acabam atuando desse modo por uma questão bioquímica, de similaridade de moléculas. Podem alterar a reprodução humana, antecipar a idade da primeira menstruação das meninas – o que foi observado em vários países – ou provocar doenças como câncer de tireoide, de testículo, de útero e de mama, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Fonte:http://operamundi.uol.com.br/
foto, aérea, imagem, drone, aerofotografias, fotos, aéreas

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Embraer apresenta maior avião cargueiro construído no Brasil.

      Protótipo do cargueiro KC-390 poderá ser adaptado para o uso comercial, segundo a empresa.

       A Embraer apresentou nesta terça-feira (21) o primeiro protótipo do cargueiro KC-390, o maior avião já desenvolvido e produzido no Brasil.
      A aeronave de transporte de tropas e cargas e de abastecimento em voo está sendo desenvolvida há anos em parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB), que em maio último assinou contrato firme por 28 unidades.
       "É um projeto de Estado... Tudo aquilo que fazemos com aqueles velhos [cargueiros] Hercules que estão se aposentando no mundo inteiro poderemos fazer com o KC-390", afirmou o ministro brasileiro da Defesa, Celso Amorim, referindo-se aos aviões da norte-americana Lockheed que serão substituídos pelo cargueiro da Embraer na frota da FAB.
         Os ministros da Defesa de Portugal e da Argentina e o comandante da Força Aérea da República Tcheca estavam entre as autoridades estrangeiras na cerimônia de apresentação do KC-390.
             Os três países são parceiros industriais da Embraer no desenvolvimento do cargueiro e estão entre as nações com carta de intenção para compra do avião.

      Segundo a empresa, o cargueiro militar poderá ser adaptado para servir a mercados civis de nicho, incluindo indústrias como de mineração e petróleo, disse o diretor do programa de desenvolvimento da aeronave, Paulo Gastão.O KC-390 ainda precisa realizar testes em solo antes de fazer os primeiros voos teste até o fim deste ano. As entregas para a Força Aérea Brasileira devem começar no fim de 2016.
Foto, aérea, imagem, fotos, aéreas, drone, aerofotografias

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

7 Dicas de como economizar água.

Chuveiro


Enquanto estiver esperando a água do banho esquentar, guarde o volume em um balde. Essa água é limpa e só está sendo descartada por que está fria. Use-a para regar as plantas ou para fazer limpeza.
Durante o banho, feche o chuveiro enquanto se ensaboa e só ligue quando for se enxaguar. Desta forma, ao invés de gastar 180 litros, você usará apenas 48 litros. O banho deve ter no máximo 5 minutos

Torneiras

O vazamento de uma torneira gasta cerca de 46 litros por dia ou 1380 litros por mês. Prefira torneiras automáticas que gastam 30% do despendem torneiras regulares

Descarga

Evite jogar lixo no vaso sanitário e não use a descarga se não houver necessidade. Cada vez que ela é acionada por 6 segundos, gasta-se entre 6 e 10 litros

Lavanderia

Deixe a roupa acumular e lave tudo de uma vez. Só use a máquina quando ela estiver com capacidade total. Uma lavadora utiliza 135 litros de água a cada lavagem. E mais – a água de enxágue é própria para o uso para lavar pisos e quintais. Direcione a mangueira de descarte para baldes e faça a armazenagem

Louça

Para lavar um copo é preciso dois copos de água, portanto, controle o uso da louça. Tente usar o mesmo copo durante o dia, por exemplo, e deixe a louça do dia acumular para lavar tudo de uma única vez. E antes de começar o enxague, jogue o resto de comida no lixo. Tente também colocar água e detergente até a metade da pia, deixando a louça de molho por 10 minutos. Depois faça o enxague

Limpeza da calçada

Evite lavar a calçada com uma mangueira, optando pelo uso de uma vassoura. Se usar a mangueira durante 15 minutos, por exemplo, 280 litros de água serão desperdiçados

Carro

Ao lavar o carro, não use mangueira. Prefira fazer a limpeza com um pano, usando um balde de água

Sistema de reutilização


Apesar de caros, os sistemas de reuso profissionais são um investimento que, com o tempo, se paga com a economia que gera. Em uma casa de 200m², por exemplo, o sistema custa entre R$ 6 mil a R$ 10 mil e se paga em até quatro anos*. Água do chuveiro, da máquina de lavar, da pia e até da chuva pode ser captada automaticamente pelo sistema, que dá opção de filtragem e redirecionamento para outros usos.
*Valores para a cidade de São Paulo

Fonte:http://noticias.terra.com.br
imagens, foto, fotos, aéreas, aerofotografias, drone, ebola

domingo, 19 de outubro de 2014

Debate dos Candidatos à presidência hoje.

Hoje 19/10, às 22h15, a TV Record realizará um debate entre os candidatos à Presidência, Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), com mediação dos jornalistas Adriana Araújo e Celso Freitas.
O debate será transmitido simultaneamente pelo portal R7.com. E haverá reapresentação do programa, na íntegra, pela Record News, na segunda-feira (20/10), em dois horários, às 8h e às 18h.
O debate terá três blocos e, portanto, dois intervalos comerciais. No primeiro bloco haverá oito rodadas de confronto direto entre os candidatos. O formato será de pergunta de livre escolha, resposta, réplica e tréplica.
O segundo bloco exibirá quatro rodadas de confronto direto. O formato será de pergunta de livre escolha, resposta, réplica e tréplica.
O terceiro bloco terá mais duas rodadas de confronto direto e os candidatos farão as considerações finais.
A ordem do início do confronto direto foi definida por sorteio com a participação dos assessores do PT e PSDB.  Dilma Rousseff inicia o primeiro, o terceiro bloco e as considerações finais.  Aécio Neves abre o segundo bloco e encerra as considerações finais.
O debate deverá ser encerrado aproximadamente à meia-noite.
     
Debate, record, presidência, foto, aérea, imagem, imagens, aerofotografias